Portal O Estado

Senador Zé Santana se reúne com autoridades e produtores de soja do estado

O senador Zé Santana (MDB) participou de uma audiência realizada no Palácio de Karnac ao lado do Governador Welligton Dias

Atendendo a uma solicitação do presidente da Associação dos Produtores de Soja do Piauí (APROSOJA), Alzir Pimentel, o senador Zé Santana (MDB) participou, na noite dessa segunda-feira (14), de uma audiência realizada no Palácio de Karnac ao lado do Governador do Estado, Wellington Dias.

Estiveram presentes ainda, a vice-governadora Regina Sousa; os deputados federais Júlio César, que é presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Piauí (FATEPI) e Marco Aurélio Sampaio; os deputados estaduais Severo Eulálio, Fernando Monteiro e Hélio Isaías; os representantes do Sindicato dos Produtores da região de Uruçuí; além de gestores de diversas pastas.

Na pauta, reinvindicações como a conclusão de 16 km e meio de estrada que liga Serra Grande a Baixa Grande do Ribeiro e 27 km que faltam para complementar a primeira etapa da Transcerrados; questão de segurança em relação à manipulação de insumos e roubos frequentes das produções; fornecimento de energia e questão de meio ambiente no tocante a agilização e facilidade dos processos que devem ocorrer com responsabilidade, foram discutidas e acertadas entre os representantes e as autoridades presentes.

Segundo o senador Zé Santana, a reunião foi uma reinvindicação dos próprios produtores de soja para tratar sobre pautas que já haviam sido discutidas em situações anteriores, mas que não haviam evoluído de forma satisfatória. “Vivenciando o dia a dia da região dos cerrados, vendo exatamente a dificuldade dos produtores em relação ao escoamento dos grãos e a falta de infraestrutura, o mínimo que nós, enquanto representantes da região, poderíamos fazer era solicitar essa audiência e acompanhar a classe que representa os produtores para sensibilizar o governador quanto a realidade que vivenciam aqueles que buscam a produção, a geração de emprego e renda e o progresso para o nosso estado”, disse o senador.

O governador Wellington Dias falou sobre a importância de estreitar relações com os líderes da região e se comprometeu a tratar com prioridade, as pautas apontadas, buscando uma solução para o que foi discutido. “O que eu quero nesse mandato é estreitar laços com um setor que é tão importante para o desenvolvimento do nosso estado. Todas as pautas tratadas aqui são justas e merecem atenção”, falou o governador.

Alzir Pimentel é presidente da APROSOJA e, segundo ele, os pontos discutidos são importantes, visto que atrasam e oneram o escoamento dos grãos produzidos. “Nossas pautas são simples, pois sabemos das condições do estado. Para nós, seria importante que todas as nossas demandas fossem resolvidas, mas a necessidade maior é a conclusão de duas importantes obras estruturantes, nesse caso, as estradas, já que são elas responsáveis pela produção do estado e pela escoação dos grãos que vão para fora”, afirmou Alzir.

Zé Santana destacou ainda que o objetivo é colaborar para que esses problemas sejam resolvidos o quanto antes. “Certamente essa é uma pauta que vai avançar bastante e vai contribuir para a melhoria da vida do povo do Piauí como um todo. Melhorar o escoamento da produção, melhorar a infraestrutura, melhorar a segurança, com a geração de energia elétrica e com outros itens que indiscutivelmente, são essenciais para a evolução da nossa produção. Estamos felizes em poder contribuir para o progresso dos cerados, acompanhando os produtores, vivenciando esse momento com eles e continuaremos, a partir de então, fazendo as cobranças e as reivindicações que precisam ser feitas para garantir que essas situações sejam resolvidas o quanto antes”, ressaltou Zé Santana.


Dê sua opinião:

Tags

Veja também: