Projeto no Norte do Piauí usa "peixe barrigudinho" para combater o mosquito da Dengue

O trabalho faz parte de um projeto chamado "Dengoso", que foi criado no município de Uberlândia e trazido para a cidade de Parnaíba.

Em momentos de intenso combate a proliferação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, um projeto da cidade de Parnaíba, litoral do Piauí, vem trazendo alternativas bastante positivas. O trabalho faz parte de um projeto chamado "Dengoso", que foi criado no município de Uberlândia e trazido para a cidade de Parnaíba.

Eles utilizam o peixe barrigudinho para combater a proliferação do mosquito. Ele é responsável por comer todas as larvas do mosquito que se reproduzirem nos tanques. A locação do peixe barrigudinho pode acontecer em locais como obras paradas de saneamentos básicos da cidade, onde possui tanques abandonados que é considerado um verdadeiro paraíso para a proliferação do mosquito Aedes, que é transmissor de várias doenças. 

Atualmente um núcleo da Universidade Estadual do Piauí auxilia no projeto e desenvolve diversas práticas.  "A gente criou essa oportunidade, que seria um controle biológico do mosquito, evitando a colocação do larbicida", disse a pesquisadora Alexandra Ribeiro Torres, responsável pelo projeto.  

Dê sua opinião:

Tags

Veja também: