Portal O Estado

Uespi oferta especializações gratuitas em Parnaíba e Picos

São 70 vagas, sendo destinadas 35 para a especializações em Educação, Ética e Política, em Parnaíba e 35 para Produção e Convivência com o Semiárido

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) oferta duas especializações lato sensu gratuitas, nos campi Professor Alexandre Alves de Oliveira (Parnaíba) e Professor Barros Araújo (Picos). São 70 vagas, sendo destinadas 35 para a especializações em Educação, Ética e Política, em Parnaíba; e 35 para Produção e Convivência com o Semiárido, em Picos.

A especialização em Educação, Ética e Política tem como objetivo central propor uma compreensão mais geral dos problemas contemporâneos em suas múltiplas dimensões, privilegiando uma abordagem interdisciplinar que amplie a compreensão e senso crítico dos docentes e discentes.

Segundo a coordenadora Solange Costa, o curso não visa atingir apenas os cursos de licenciaturas, mas, também, os cursos de bacharelado. “Quanto mais inscritos de outras áreas, mais olhares diferenciados, tornando os debates mais plurais. A consequência disso é um processo formativo mais enriquecedor”, afirma.

A especialização em Produção e Convivência com o Semiárido tem como objetivo contribuir para a formação teórico-metodológica de profissionais que atuam na região de Picos e redondezas. “O curso é fundamentado no conhecimento crítico-científico de diferentes metodologias, tendo como base os princípios de produção e convivência com o Semiárido, numa perspectiva de desenvolvimento sustentável a partir da agricultura familiar”, afirma a coordenadora Gynna Silva.

Seleção

Os interessados em concorrer uma vaga na especialização deverão participar do processo de seleção que constará das seguintes etapas:

  •  Prova Escrita Objetiva (de caráter eliminatório);
  •  Justificativa/Carta de Intenção (de caráter eliminatório);
  • Entrevista (de caráter eliminatório);
  • Análise de Curriculum (de caráter classificatório).

A prova escrita objetiva terá duração de 02 (duas) horas, será realizada no dia 05/05/2019 (domingo), no horário de 9h às 11h, nos campi dos cursos ofertados. A prova consistirá em múltipla escolha, com 05 (cinco) alternativas, e uma única resposta correta, composta por 20 (vinte) questões, sendo 05 (cinco) questões de Língua Portuguesa e 15 (quinze) questões de Conhecimento Específico.

 Inscrição

Os cursos são gratuitos, devendo o candidato pagar apenas a taxa de inscrição. São destinadas 10% das vagas de cada curso aos servidores efetivos da Uespi. As inscrições podem ser realizadas até o dia 24 de abril, exceto aos sábados, domingos e feriados. Os interessados devem imprimir o requerimento de inscrição; Fazer depósito, em espécie ou transferência bancária, no Banco do Brasil – Agência 1640-3, C/C 78.239-4, Fundação Delta do Parnaíba (Fundelta), no valor correspondente à taxa de inscrição, impreterivelmente até o dia 23 de abril.

Os candidatos devem entregar até o dia 24 de abril, às 13h, a Ficha de Inscrição Preenchida, o Comprovante de Depósito Bancário, o Curriculum Vitae comprovado (se não levar as cópias autenticadas, fazer acompanhado do original para conferência), Justificativa/Carta de Intenção, conforme Anexo IV, nos campi dos cursos ofertados.

Confira:

EDITAL

FICHA DE INSCRIÇÃO

Fonte: Governo do Estado

Dê sua opinião:

Tags

Veja também: