A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) está ofertando mais de mais de 300 vagas em oito especializações nos campi de Teresina, Bom Jesus e Corrente. Os cursos são para áreas de Administração Financeira, Contabilidade Tributária Fisco Contábil, Administração Hospitalar e Unidades de Saúde, Fisioterapia Traumato-Ortopédica em Ênfase em Terapia, Fisioterapia Hospitalar, Atividade Física e Saúde, Língua Portuguesa, Literatura e Psicopedagogia.

No Campus Poeta Torquato Neto, em Teresina, serão ofertados seis cursos nas áreas de Administração, Contabilidade e Saúde. A professora Patrícia Uchôa é coordenadora da especialização em Atividade Física e Saúde e afirma que o curso é direcionado a profissionais graduados em Licenciatura e/ou Bacharelado em Educação Física, e também outros profissionais da área da saúde, tais como Fisioterapia, Nutrição, Medicina e Enfermagem que atuem ou que tenham interesse em área da promoção da saúde ligada à atividade física.

“Nosso principal objetivo é estimular e capacitar profissionais para atuarem tanto na área da saúde quanto com a atividade física, afinal, as duas estão muito interligadas. Para isso, nós iremos trabalhar temas como Educação Física e Saúde Coletiva, Noções Básicas sobre Nutrição Esportiva e Saúde, Ciclos de debate sobre Saúde, entre outras. Serão ofertadas 33 vagas”, pontua a docente.

A professora Fabiana Teixeira, coordenadora do curso de Fisioterapia Hospitalar, acrescenta que, além dos conteúdos, os cursos contam com uma grade de profissionais muito qualificados. “Essa é a nossa segunda turma da pós em Fisioterapia Hospitalar, e, para nós, é gratificante oferecer uma qualificação profissional de qualidade com um quadro de professores mestres e doutores. As aulas serão teóricas e práticas, tanto no laboratório de Fisioterapia, quanto nos hospitais conveniados”, ressalta Teixeira.

Os campi Dom José Vasquez, em Bom Jesus, e Jesualdo Cavalcanti, em Corrente, terão dois cursos nas áreas de Língua Portuguesa e Psicopedagogia, respectivamente. A professora Edilma Mendes, do campus de Corrente, é a coordenadora do curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional. A docente conta que a especialização surgiu de uma necessidade dos próprios alunos em conhecer mais sobre a psicopedagogia.

“Ao começar a ministrar a disciplina de Psicopedagogia, no nono período do curso de Pedagogia, observei a necessidade dos alunos entenderem mais sobre as dificuldades de aprendizagem e pedagógicas na educação básica. Os alunos irão expandir mais os conhecimentos sobre as questões da aprendizagem, entendendo que esse processo não se resume ao ler e escrever, mas também envolve questões familiares, agressões e afins que influenciam no desenvolvimento da criança”, finaliza Edilma.

Inscrições

Os interessados em participar devem preencher o formulário de inscrição, imprimir o comprovante de inscrição, o boleto  (R$50), e entregar o currículo vitae e carta de intenção/justificativa até o dia 17/12, nas coordenações de cursos/centros/campi/unidade aos quais o curso esteja vinculado. Os documentos podem ser encaminhados pelos Correios (via Sedex), com data máxima de postagem de 17/12/2019. No anexo IV do edital constam todos os endereços das unidades universitárias.

Confira o edital.

Dê sua opinião:

Tags