Portal O Estado

Teresinense ganha medalha em olimpíada de matemática em Maceió

O evento reuniu 31 estudantes de 8 países

O Brasil conquistou quatro medalhas na 29ª Olimpíada de Matemática do Cone Sul, realizada em Maceió e Barra de São Miguel, Alagoas. O evento que reuniu 31 estudantes de 8 países, terminou nesta última terça-feira (28).

Foto: Secom

Pedro Gomes Cabral (CE) foi o mais bem colocado do Brasil, conquistando uma medalha de ouro, enquanto Enzo Pontes Saraiva de Moraes (CE) e Gabriel Ribeiro Paiva (CE) obtiveram a prata. O estudante Pablo Andrade Carvalho Barros (PI) recebeu medalha de bronze na competição. A equipe foi liderada pelos professores, Israel Franklin Dourado Carrah (CE) e Rafael Filipe dos Santos (RI).

Além do Brasil, participaram do evento as equipes da Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai.

Realizada desde 1988, a competição objetiva proporcionar uma excelente oportunidade para os jovens demostrarem suas habilidades em Matemática, além de possibilitar a troca de conhecimentos e reforçar os contatos interculturais no Ensino Médio.
 

Marcado na história

Pablo Andrade Carvalho Barros é ex-aluno da Escola Municipal Professor Valter Alencar e participava do Programa Cidade Olímpica Educacional oferecido pela Secretaria Municipal de Educação (SEMEC). O programa tem como objetivo oferecer aulas de aprofundamento nas disciplinas de Matemática, Física, Química, Língua Portuguesa, Ciências e Astronomia, dando oportunidade para o aluno aprimorar seu potencial em áreas específicas, favorecendo também a competição dos alunos da Rede Pública de Teresina em nível nacional.
 

O jovem talento da matemática é um dos maiores colecionadores de medalhas do Programa Cidade Olímpica. Nos últimos anos ganhou destaque nacional por estar sempre entre os campeões das olimpíadas, e acabou recebendo inúmeros convites para estudar gratuitamente em grandes escolas privadas do país. Atualmente ele cursa o ensino médio em uma escola de destaque em Fortaleza (CE), com bolsa de estudo e moradia bancada pela instituição de ensino.
 

Para Kleber Montezuma, secretário Municipal de Educação a premiação é motivo de orgulho e revela a qualidade da educação pública de Teresina. “Temos alunos talentosos e professores dedicados, o resultado são destaques nacionais que nos mostram como estamos no caminho certo”, pontua o secretário.

Dê sua opinião:

Tags

Veja também: