Portal O Estado

Teresina receberá workshop inédito na America Latina sobre mudanças climáticas com questão de gênero

O workshop “Stadslab Master Class” acontece entre os 13 e 18 de outubro e faz parte do programa Mulheres Pelo Clima, desenvolvido pela Agenda Teresina 2030

A Prefeitura de Teresina firmou parceria com a universidade holandesa Fontys, especializada em intervenções urbanas. O acordo foi feito para a realização de um workshop que capacita profissionais para a elaboração de projetos para enfrentar mudanças climáticas com um enfoque de gênero. O workshop “Stadslab Master Class” acontece entre os 13 e 18 de outubro e faz parte do programa Mulheres Pelo Clima, desenvolvido pela Agenda Teresina 2030, departamento da Secretaria Municipal de Planejamento (Semplan). A pauta é voltada para o alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU.

Teresina será a primeira cidade da América Latina a sediar este workshop. Na capital piauiense, o projeto pretende dar visibilidade aos desafios e oportunidades a grupos de meninas e mulheres no enfrentamento da crise socioambiental em um contexto de clima extremamente quente. Além disso, busca aproximar e desenvolver relações de confiança entre jovens arquitetos e profissionais das áreas correlatas e a comunidade local. A ideia é promover a liderança feminina em comunidades vulneráveis, como uma medida de adaptação aos riscos e ameaças associados às mudanças climáticas.

“O objetivo da nossa aliança é promover o desenvolvimento urbano com foco na equidade de gênero e na transversalidade da mudança do clima. Nós reconhecemos o desafio da mudança do clima e a vulnerabilidade de mulheres a questões climáticas em grupos específicos. Por isso, buscamos ajuda especializada para desenvolver e construir resiliência para esse grupo de mulheres”, destaca Gabriela Uchoa, coordenadora da Agenda Teresina 2030.

A participação no workshop é gratuita e o programa envolve aulas, visitas de campo e trabalhos em equipe. Serão 30 vagas, sendo 15 para profissionais locais e 15 para profissionais de outros estados e países. Os candidatos podem se inscrever enviando o formulário preenchido e uma carta de motivação para [email protected] até o dia 23 de agosto. Os participantes serão selecionados com base nos seus currículos, no conteúdo da carta e ordem de inscrição. Serão notificados sobre o seu status até 30 de agosto.

“O que nós buscamos nesse workshop é um intercâmbio de conhecimento. Profissionais locais e de outras cidades e países trarão os saberes de outras práticas, de outros lugares, para que possamos buscar novas soluções para problemas que enfrentamos aqui”, conclui Mariana Fiuza, Urbanista da Agenda Teresina 2030.

Dê sua opinião:

Tags

Veja também: