Projetos sustentáveis é tema de reunião de Firmino com técnicos da Agência Francesa de Desenvolvimento

O prefeito, juntamente com técnicos da AFD, debateram ideias e projetos que visam preparar a gestão municipal para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

O prefeito Firmino Filho recebeu na tarde desta terça-feira, 30, uma visita de representantes da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), que estuda com a Prefeitura de Teresina a implementação de projetos voltados para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O prefeito, juntamente com técnicos da AFD, secretários municipais e técnicos da Secretaria Municipal de Planejamento (Semplan), debateram ideias e projetos que visam preparar a gestão municipal para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que é o plano de ação global para erradicar a pobreza, combater as mudanças climáticas e proteger o meio ambiente até 2030. As premissas da ODS são suprir as demandas do século passado com as técnicas do futuro.

“A Agência Francesa de Desenvolvimento busca com a Prefeitura de Teresina estabelecer uma parceria de cooperação técnica para que nós possamos ter projetos importantes na área de sustentabilidade e garantir a obtenção dos objetivos sustentáveis do desenvolvimento. Várias ideias foram debatidas acerca de projetos que são feitas pelo mundo a fora. Ideias relacionadas à saneamento básico, meio ambiente, mobilidade urbana, eficiência energética, e muitas coisas são relevantes para a realidade de Teresina. Então, estamos debatendo para saber exatamente quais são os projetos inovadores que vamos focar com a AFD para que possamos implementar na nossa cidade”, disse o prefeito.

No encontro, os técnicos da Prefeitura apresentaram as áreas que são prioridade para financiamento externo como saneamento e meio ambiente. Foram apresentadas ainda ao prefeito algumas soluções propostas para as áreas de macrodrenagem, áreas verdes, mudanças climáticas, infraestrutura urbana, saneamento rural e eficiência energética.

“A curto prazo devem ser realizadas intervenções cruciais para as comunidades escolhidas através de políticas de gestão participativa, e que tenham vinculação aos ODS, na busca por uma Teresina mais desenvolvida, igualitária e sustentável. A médio prazo será feito um planejamento estratégico com ações estruturantes. E a ADF pode disponibilizar consultorias, apoiar e financiar estudos técnicos no sentido de avançar no alcance desses objetivos pela Prefeitura de Teresina”, disse Philipe Orliange, representante da Agência Francesa de Desenvolvimento.

Os representantes da ADF e os técnicos da Prefeitura cumprem ainda uma agenda amanhã na cidade com uma visita às hortas do Dirceu, ao Polo de Saúde, ao Lagoas do Norte, Encontro dos Rios e Polo Cerâmico do Poti Velho.

Dê sua opinião:

Tags

Veja também: