Portal O Estado

Jovens estão indecisos sobre carreira a seguir, aponta levantamento

Constatação é do CPS (Cedaspy Professional School), segundo levantamento feito durante a Expo CIEE 2019, que reuniu 50 mil estudantes em São Paulo

O CPS (Cedaspy Professional School), rede de escolas de capacitação e profissionalização de jovens para o mercado de trabalho, atraiu cerca de 6 mil estudantes interessados em realizar testes de aptidão e orientação vocacional durante a sua estreia na edição paulistana da Expo CIEE 2019, maior evento estudantil da América Latina. A feira aconteceu em maio e reuniu mais de 50 mil visitantes em três dias.

Andrei Mustafa, consultor de carreira do CPS, calculou que 60% dos jovens que passaram pelo estande do CPS na feira estavam indecisos quanto ao futuro profissional. “Esses jovens não sabem qual carreira seguir. Os outros cerca de 40% estão indecisos entre áreas completamente distintas”, afirma Andrei. Esse detalhe observado pelo consultor de carreira do CPS se reflete diretamente no motivo pelo qual os visitantes foram até o estande da rede de escolas de capacitação e profissionalização – 80% buscavam fazer o teste vocacional.

Entrada no mercado de trabalho pode acelerar a decisão

Um estudo do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), feito pelo Instituto de Pesquisas Datafolha em todas as regiões do Brasil, indica que, em média, o jovem começa a trabalhar aos 16 anos. “Quando inicia cedo seu contato com a vida profissional, o jovem consegue decidir mais facilmente qual carreira quer seguir”, completa Andrei.

Para o consultor de carreira, é preciso trabalhar as habilidades pessoais e competências do estudante para torná-lo mais competitivo na disputa de vagas, como as de programas de Jovem Aprendiz. “O comportamento empreendedor também deve ser estimulado para que o jovem perceba ainda o caminho do seu próprio protagonismo na sociedade”, finaliza.

Todos que fizeram um cadastro no estande do CPS na Expo CIEE 2019 terão a oportunidade de fazer o PRIMEO (Programa de Capacitação Estudantil para os Primeiros Empregos). Trata-se de um projeto de empresários da iniciativa privada para oferecer ferramentas de orientação aos jovens e adolescentes prestes a ingressar na vida profissional. O treinamento gratuito é realizado por meio de entrevistas, testes, palestras para os jovens e seus familiares, simulados e apostilas. O estudante é avaliado e preparado pelo PRIMEO para buscar seu próprio caminho, seja o setor corporativo ou abrindo o próprio negócio. Os consultores do curso também orientam os jovens sobre como cadastrar o currículo em agências de emprego e instituições como o CIEE, além de receberem informações sobre a Lei do Jovem Aprendiz e de Estágios.

Sobre o CPS

O CPS (Cedaspy Professional School) atua há 35 anos no mercado na profissionalização e capacitação de jovens, com mais de 300 mil alunos formados em toda sua história. Com 40 unidades em todo o Brasil, a rede de escolas oferece cursos livres regulares focados na preparação de jovens em busca do primeiro emprego. Atualmente, mais de 30 mil alunos estão matriculados em 12 módulos, como web, design gráfico, desenvolvimento de sites, marketing digital, jogos, configuração e manutenção de computadores. Os conteúdos são aplicados por meio da metodologia de ensino EDAA, que abrange os quatro pilares essenciais para o aprendizado: Explanação, Demonstração, Aplicação e Acompanhamento. Um dos fundamentos da instituição é desenvolver o comportamento empreendedor do jovem para estimular seu protagonismo na sociedade.

Dê sua opinião:

Tags

Veja também: