Portal O Estado

HUT alerta para o aumento de casos de acidentes durante o período de carnaval

Ação do Hospital de Urgência de Teresina irá reforçar a importância de não misturar álcool e direção, além do uso do capacete e do cinto de segurança

Por conta do aumento no número de atendimento de vítimas de acidentes de trânsito no período de carnaval, profissionais do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) irão lançar nesta sexta-feira, 22 de fevereiro, a partir das 8 horas, a Campanha Carnaval Seguro. Outro ponto que será ressaltado durante a Campanha é a necessidade do trabalho permanente de combate a Sepse, conhecida popularmente como infecção generalizada. 

“Esse período é sempre marcado com aumento no número de atendimento, sobretudo vítimas de acidentes com motocicletas. Nossa campanha irá ressaltar os perigos de ingerir bebida alcoólica e dirigir. Essa mistura pode levar muitas pessoas para o hospital em situação grave, que tem como conseqüência internações por tempo prolongado”, destacou Marilene Siqueira, chefe da Unidade de Educação Continuada.

Com relação a Sepse, a Dra Rosania Oliveira, médica infectologista do HUT, explicou que  é uma doença perigosa e pode levar a morte, se não for tratada a tempo. Com o tema “Não dê carona para as bactérias” a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) irá destacar a importância de se ficar atento aos protocolos de combate a sepse, dentro e fora do hospital. 

Dra Rosania Oliveira fala sobre os benefícios de ações de prevenção e combate a doenças em instituições de saúde. “Mais importante que tratar é prevenir, pois quando se tem o hábito da prevenção melhora muito a qualidade de vida das pessoas. Dentro de um hospital esse medida afeta diretamente no tratamento dos pacientes, pois acelera o processo de recuperação diminuindo assim o tempo de internação e aumentando a rotatividade dos leitos”, destacou Dra. Rosania.

O evento está sendo organizado pelo Núcleo de Educação Continuada, Núcleo de Segurança do Paciente, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do HUT e estudantes de enfermagem da Faculdade Santo Agostinho.

Dê sua opinião:

Tags

Veja também: