Hospitais estaduais do Piauí registram mais de 11 mil atendimentos no Carnaval; Floriano lidera

Os hospitais de Floriano (Tibério Nunes), o de Parnaíba (Dirceu Arcoverde), Picos (Justino Luz) e o de Piripiri (Chagas Rodrigues) concentraram mais da metade dos atendimentos, com 6.097 pacientes atendidos

Levantamento parcial da Secretaria de Estado da Saúde aponta que os hospitais da rede estadual atenderam 11.147 pacientes durante o período de carnaval. Os dados são referentes a 15 hospitais com perfil de assistência em urgência e emergência e compreendem os atendimentos realizados de sábado, dia 2, até as primeiras horas desta quarta, dia 6.

Os hospitais de Floriano (Tibério Nunes), o de Parnaíba (Dirceu Arcoverde), Picos (Justino Luz) e o de Piripiri (Chagas Rodrigues) concentraram mais da metade dos atendimentos, com 6.097 pacientes atendidos, o que representaram 54,7%.

Somente Floriano concentrou 17% do total do período, realizando mais de 80 cirurgias, contando com as de neurocirurgia, ortopedia e vascular.

Em Parnaíba, cerca de 7% dos atendimentos estavam relacionadas a acidentes de trânsito (este em maior predominância) e armas (branca ou de fogo). O hospital registrou somente uma transferência para Teresina.

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, avaliou como tranquilo o período carnavalesco na rede hospitalar, destacando que os hospitais estão abastecidos em sua plenitude, com escalas fechadas. “Observamos que foi um carnaval muito tranquilo, com mais ocorrências de atendimento clínico e poucas transferências para Teresina”, explica.

O SAMU Aéreo fez cinco atendimentos no período de pacientes graves em neurocirurgia e prematuros. As ocorrências foram provenientes de Parnaíba, Floriano e Picos.

Hospitais:
Tibério Nunes – Floriano – 1.854 atendimentos
Dirceu Arcoverde – Parnaíba – 1.658 pacientes atendidos
Justino Luz – Picos – 1.607 pacientes atendidos
Chagas Rodrigues – Piripiri – 978 pacientes atendidos
UPA de Oeiras – 680 pacientes atendidos
Regional de Campo Maior – 721 pacientes atendidos
Manoel de Sousa Santos – Bom Jesus – 559 pacientes atendidos
UPA de São Raimundo Nonato – 551 pacientes atendidos
Teresinha Nunes de Barros – São João do Piauí – 513 pacientes atendidos
Senador Dirceu Arcoverde – Uruçuí – 502 pacientes
Leônidas Melos – Barras – 461 pacientes atendidos
Dr. Julio Hartman – Esperantina – 340 pacientes atendidos
Gerson Castelo Branco – Luzilândia – 266 pacientes atendidos
João Pacheco Cavalcante – Corrente – 229 pacientes atendidos
Domingos Chaves – Canto do Buriti – 228 pacientes atendidos

Dê sua opinião:

Tags

Veja também: