O Governo do Estado do Piauí e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) lançaram, nesta terça-feira (17), no Palácio de Karnak, o projeto Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Piauí (ODS Piauí). A iniciativa tem como finalidade fortalecer o desenvolvimento humano sustentável no Piauí por meio da implementação da Agenda 2030.

A iniciativa envolve os setores público, privado e a sociedade civil na promoção de diálogos, fortalecimento de políticas e alinhamento de estratégias para o cumprimento das metas. “Os projetos ODS estão tendo um impacto bastante positivo na administração do Estado e, para que o desenvolvimento de cada região seja possível, nós precisamos de parceiros que invistam na aplicação desses objetivos. Hoje estamos assinando esse compromisso com o Pnud e celebrando outras parcerias para esse desafio”, pontuou a vice-governadora Margarete Coelho.

Uma das empresas que investirá no ODS Piauí é a ContourGlobal. “O interesse em apoiar o projeto é fruto de diálogos com o governo. Cerca de R$ 2,5 milhões serão aplicados no projeto piloto, que cobre os territórios de Cocais, Vale do Itaim e Serra da Capivara. O que se espera é que outros parceiros também apliquem recursos para que o projeto possa se expandir por todo o estado”, disse a vice-presidente da ContourGlobal, Alessandra Marinheiro. O projeto também conta com o apoio da Chesf e BNDES.

Serão promovidas iniciativas para a erradicação da pobreza, o crescimento econômico e a sustentabilidade ambiental, de forma integrada. As experiências nas três primeiras regiões serão replicadas no âmbito estadual para a implementação da Agenda 2030. “É uma agenda muito ampla e ambiciosa que precisa de uma abordagem multidisciplinar. São 17 objetivos que formam um plano de ação para que todos os setores trabalhem de forma conjunta para garantir a sustentabilidade do planeta”, destacou o diretor do Pnud no Brasil, Didier Trebucq.

Inauguração do escritório Pnud

Antes da cerimônia de lançamento do “Projeto ODS Piauí”, foi inaugurado, às 8h, o Escritório de Projetos do Pnud no estado, na Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan). O escritório fornecerá apoio aos representantes locais de governos, setor privado e sociedade civil para o desenvolvimento de ações e parcerias com foco na implementação de projetos que promovam o alcance e o cumprimento dos ODS.

Dê sua opinião:

Tags