Portal O Estado

Festival Flores de Holambra traz mais de 100 espécies para Teresina

Evento tem entrada gratuita e acontece até o dia 19 de agosto na Praça Pedro II e no Shopping Rio Poty

Os teresinenses já podem se encantar com a mistura de cores e aromas proporcionada por mais uma edição do Festival de Flores de Holambra, lançado na quinta-feira (09/08), na Praça Pedro II, como parte do calendário oficial de aniversário dos 166 de Teresina. O evento, que tem entrada gratuita, segue até o dia 19 deste mês, e ocorre paralelamente no Shopping Rio Poty.

Mais de 100 mudas de flores, plantas ornamentais e frutíferas provenientes de Holambra (SP), além de adubos orgânicos, estão disponíveis ao público por preços acessíveis. A programação também inclui um bazar beneficente e a oferta gratuita de diversas oficinas.

Toda a renda adquirida com a comercialização desses produtos será revertida em ações desenvolvidas pelo Centro Espírita União do Vegetal e Associação Beneficente Viva Bem, organizadoras do festival. 

Durante o lançamento do evento, o vice-prefeito de Teresina, Luiz Júnior, pontuou que considera importante a criação de uma lei para tornar a realização do festival como um evento permanente no calendário da cidade. "É com alegria que recebemos mais uma edição desse festival, que é uma forma de trazer um pouco de Holambra para Teresina, algo que eu considero de grande importância, por isso vejo que é uma boa ideia a criação de uma lei para tornar o festival um evento permanente no calendário festivo da capital", explica.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAM), Olavo Braz, destacou que o evento contribui para disseminar a necessidade da preservação ambiental, através do cultivo de plantas e flores na cidade. "Além do seu aspecto financeiro, já que é uma forma de apoio ações e projetos importantes realizados por duas ONGs atuantes em Teresina, o Festival de Flores de Holambra é uma maneira de incentivo o cultivo de plantas e flores na nossa cidade, uma das formas de preservar o nosso meio ambiente", disse.

O evento conta com o apoio da Prefeitura de Teresina, por meio da SEMAM, Banco do Nordeste, Febracis, Ouro Verde, Natildes Santos Imobiliária, Água Mineral Regina, Retífica de Motores Teresina, Alô Refrigeração e Combate Suplementos.

Festival disponibiliza cinco oficinas gratuitas

De acordo com uma das organizadoras do evento, Natildes Lima Verde, o festival também tem o objetivo de proporcionar mais conhecimento para o seu público.

"Estamos disponibilizando cinco oficinas gratuitas para a população. As inscrições podem ser feitas no evento e as vagas são limitadas. Muitos assuntos importantes serão trabalhados. Vale a pena participar", disse.

Programação das oficinas

Dia 12/08 – Das 9 às 12h: Produção de Horta em pequenos espaços e com a utilização de húmus e compostagem
Dia16/08 – Das 16 às 18h: Oficina de mandalas
Dia 17/08 – Das 16 às 18h: Paisagismo e plantas ornamentais
Dia 18/08 – Das 10 às 12h: Plantadores de árvores que curam
Dia 19/08 – Das 9 à 11h: Arte de enxertos

Dê sua opinião:

Tags

Veja também: