Com PPP em plano, população conhece projeto do Terminal Turístico de Barra Grande

Terminal de Barra Grande foi planejado para melhorar a chegada e partida de passageiros com destino ao vilarejo e diminuir o fluxo de veículos de grande porte no Centro da cidade

A superintendente de Parcerias e Concessões do Estado, Viviane Moura, esteve, na sexta-feira (14/06), no município de Cajueiro da Praia, no litoral do Piauí, para apresentar, em audiência pública, o projeto de parceria público-privada (PPP) para o Terminal Turístico de Barra Grande aos moradores, empresários, vereadores e gestores municipais. 

O Terminal de Barra Grande foi planejado para melhorar a chegada e partida de passageiros com destino ao vilarejo e diminuir o fluxo de veículos de grande porte no Centro da cidade. O local conta com seis lojas, que serão destinadas à comercialização de souvenires, peças de artesanato e de passagens, praça de alimentação e cinco vagas para estacionamento e manobra de ônibus.

Para Viviane, a audiência pública é um elemento de integração que possibilita a participação efetiva da população na elaboração dos projetos de PPP. “Quando a gente fala de PPP, estamos falando de projetos de impacto na vida das pessoas. Então, a licença social e a legitimidade são pré-requisitos para projetos de parceria de sucesso”, explica Moura.

Segundo a gestora, o diálogo público é uma forma de levar conhecimento técnico para a população e de imprimir nos projetos a perspectiva da população.

O prefeito de Cajueiro da Praia, dr. Girvaldo, avaliou como positiva a audiência, destacando que o projeto deve beneficiar a população e a economia do município. “Espero que tudo ocorra bem, para que essa população entenda o que é PPP. Um projeto novo, que não era aplicado aqui no Estado do Piauí, e que já temos a PPP da Ceasa e do Terminal de Teresina. Então, com certeza, estou com aquela ideia positiva”, comenta o gestor.

A secretária executiva de Estado do Turismo, Carina Câmara, esclarece que o terminal vai trabalhar a organização do turismo no vilarejo de Barra Grande, que, segundo ela, cresce de maneira desordenada e não sustentável. Carina ressalta que um dos principais problemas é a grande quantidade de veículos de grande porte transitando pelas ruas e praças, quebrando calçamentos e parando nas praias. 

“Além disso, a gente vai ter também um espaço para o turista, onde ele vai ter artesanato, gastronomia e que vai poder ser usado de várias formas. A gente acha que a iniciativa privada consegue essa gestão melhor que o Estado, justamente por essa experiência que eles têm nessa área. Então, vai ser benéfico tanto para a população e para o turista, quanto para a governança”, acrescenta a secretária.

A licitação do projeto de PPP do Terminal Turístico de Barra Grande está prevista para julho deste ano, com início da operação até setembro. O concessionário deverá trabalhar na modernização e operação do local, a fim de atender à demanda da população e dos turistas que chegam à região. “A gente leva daqui algumas sugestões. Vimos os pontos um pouco mais críticos e vamos trabalhar para que o projeto seja lançado em julho para licitação”, finalizou Viviane Moura.

Dê sua opinião:

Tags

Veja também: