Portal O Estado

Carga de madeira ilegal é apreendida com documentação falsa em Picos

A carga, apreendida na região Sudeste do Piauí, era avaliada em R$ 22 mil vinha de Acará, no Pará, e tinha como destino o estado do Rio de Janeiro

A Polícia Rodoviária do Piauí apreendeu na madrugada desta sexta-feira (23/08), uma carga de 50,4m³ de madeira serrada que estavam sendo transportadas em um caminhão sem licença ambiental válida. A apreensão aconteceu na BR 316, em Picos, região Sudeste do Piauí. 

Os agentes da PRF identificaram o crime ao abordarem um caminhão que estava sendo conduzido por um homem de 60 anos. Foi solicitado ao condutor toda a documentação ambiental do carregamento. Após as averiguações necessárias, foi detectado pelos agentes que os documentos apresentados tinham indícios de falsificação conforme site do IBAMA.

A carga avaliada em R$ 22 mil vinha de Acará, no Pará, e tinha como destino o estado do Rio de Janeiro.

A empresa proprietária do veículo e da carga foram enquadradas no Art. 46 da Lei Nº 9.605/98 de crimes ambientais.

Foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência e toda a carga de madeira juntamente com o veículo e o condutor foram encaminhados ao IBAMA e encontram-se disponíveis na cidade de Picos para os encaminhamentos devidos. O condutor se comprometeu a comparecer em audiência pré agendada no Juizado Especial Criminal da Comarca de Picos. O condutor poderá responder também por uso de documento falso.

Em 2018, a PRF efetuou a apreensão de 1.267,33 m³. Somente esse ano, a PRF já realizou a apreensão de 524,63 m³ de madeira nas rodovias federais que cortam o Piauí.

Dê sua opinião:

Tags

Veja também: