Portal O Estado

Campanha Outubro Rosa 2019 é lançada com foco na prevenção no Piauí

Ações serão realizadas nas Regionais de Saúde do Piauí e nas Unidades Básicas de Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) lançou, nesta quinta-feira (3), a campanha Outubro Rosa de 2019 "Um toque pode mudar sua vida". Ações serão realizadas nas Regionais de Saúde do Piauí e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). 

“Hoje a Sesapi marca o início do calendário das atividades de mobilização do enfrentamento ao câncer de mama no estado, que tem como foco a prevenção. As estatísticas comprovam que quanto mais precoce esse diagnóstico ocorrer, maiores são as chances de cura. Por isso vamos trabalhar direto com a Atenção Básica,” explica a coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesapi, Cristiane Moura Fé.

Durante o lançamento da campanha, profissionais das Regionais de Saúde e da Sesapi puderam contar com a palestra do médico mastologista Breno Pontes, que alertou sobre os cuidados para evitar e os tratamentos da doença.

“Câncer de mama é a segunda patologia que mais mata mulheres no mundo. E para se prevenir é necessário que as mulheres realizem os exames de ultrassom mamária e mamografia anualmente, tanto na atenção básica como com os médicos especialistas”, lembra o especialista. 

O Piauí apresentou 600 novos casos da doença entre 2018 e 2019. No ano passado, foram registrados 504 casos novos e 157 óbitos, já em 2019 foram 202 novos casos já registrados até agora.

“Se durante o autoexame a paciente suspeitou de algum nódulo ou alteração na mama, é de fundamental importância que procure um serviço de saúde, onde vai ser avaliada e, se necessário, será encaminhada para o serviço especializado. Temos sempre que lembrar que, quanto antes tratar, maiores são as chances de cura”, enfatiza Breno Pontes. 

Só no ano passado, o Piauí realizou 58.419 mamografias, principal exame para prevenir o câncer de mama. O estado conta com 55 mamógrafos, distribuídos em 17 municípios. Cada equipamento possui a capacidade de realizar até 5.069 mamografias por ano.

Dê sua opinião:

Tags

Veja também: