Portal O Estado

Caminhada da Fraternidade 2019 acontece neste domingo (9) com o tema “Abraço: nosso laço com o outro”

O evento, que inicia às 8h com a Santa Missa ao lado da Igreja São Benedito, reafirma o compromisso com o amor e o serviço ao próximo

Em um mundo marcado por questões que vão de encontro aos relacionamentos humanos, é urgente pensar em formas de conectar-se com o próximo e ajudar os menos favorecidos. Com esse intuito, no próximo domingo (09) acontece mais uma edição da Caminhada da Fraternidade com o tema “Abraço: nosso laço com o outro”. De iniciativa da Arquidiocese de Teresina, por meio da Ação Social Arquidiocesana (ASA), o evento inicia a partir das partir das 7h, com a Santa Missa, ao lado da Igreja São Benedito e a largada oficial acontece às 8h.

Com o mesmo percurso de 2018, a Caminhada seguirá na Avenida Frei Serafim até a Ponte Juscelino Kubitschek. Em seguida, os participantes seguirão no sentido da alça da direita para ter acesso à Avenida Raul Lopes, dirigindo-se até a Ponte Estaiada, onde acontecerá a benção final e shows de bandas locais. Os kits para participar deste grande ato de solidariedade custam R$ 25 e ainda podem ser adquiridos em diversos postos de venda, como bazar da Paróquia de Fátima, Rádio Pioneira, Centro Paulo VI e demais as paróquias da Arquidiocese.

A Caminhada da Fraternidade reafirma seu compromisso com o amor e o serviço ao próximo. Realizada há 24 anos, em todas as edições, o evento reúne milhares de pessoas em um momento de fé, à favor da vida, do respeito, da esperança e da solidariedade. Os recursos oriundos da venda são revertidos para instituições, serviços e casas de apoio que abrigam pessoas em situação de vulnerabilidade, como é o caso do Lar da Fraternidade e Lar da Esperança, além de promoção humana nas paróquias da cidade, dentre outras iniciativas.

Projetos beneficiados

O Lar da Fraternidade é um dos serviços beneficiados com os recursos advindos da Caminhada da Fraternidade. Criada em 1995, mesmo ano da Caminhada, a casa acolhe portadores de HIV/AIDS, proporcionando condições para que essas pessoas tenham um dia a dia normal, com qualidade de vida e, igualmente importante, sendo respeitados. Nesse sentido, o combate à discriminação contra as pessoas assistidas é uma das bandeiras do projeto. Entre os valores arrecadados pela Caminhada da Fraternidade 2018, R$ 263.495,70 foram destinados para a manutenção do Lar da Fraternidade.

Mara Beatriz, coordenadora da casa de apoio, destaca que o local é mantido com o apoio das pessoas que realizam as doações. "Recebemos doações das pessoas de uma forma geral, mas a ajuda que vem da Caminhada da Fraternidade é o principal recurso que temos para continuar mantendo o nosso projeto de pé. Parte dos recursos arrecadados com a venda dos kits do evento é investido na compra de alimentos, pagamento de funcionários, contas de água, luz, telefone, gás de cozinha, aquisição de combustível e vale transporte para pacientes, dentre outros benefícios", esclarece.

17º Concurso de Reportagem “Dom Avelar Brandão Vilela

A Arquidiocese de Teresina premiará a melhor cobertura jornalística sobre a 24ª Caminhada da Fraternidade e os serviços mantidos pela Ação Social Arquidiocesana – ASA (Lar da Fraternidade, Lar de Misericórdia ou Centro Maria Imaculada). O material deve constar a cobertura do evento que acontecerá no dia 09 de junho de 2019, bem como apresentar a história de um dos três projetos citados acima.
O concurso terá abrangência nas categorias impresso (jornal e revista), rádio, televisão e portal de notícias. O edital com o regulamento completo está à disposição dos profissionais no site da Arquidiocese de Teresina - www.arquidiocesedeteresina.org.br.  

Dê sua opinião:

Tags

Veja também: