Portal O Estado

Câmara realiza sessão solene em homenagem aos servidores do SAMU Teresina

A sessão foi proposta pelos vereadores Luiz André, Joaquim do Arroz, Dr. Lázaro e Enzo Samuel.

Nesta terça-feira (01), a Câmara Municipal de Teresina, por iniciativa dos vereadores Luiz André, Joaquim do Arroz, Dr. Lázaro e Enzo Samuel, realizou sessão solene em comemoração aos 15 anos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Teresina, órgão administrado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS). O evento foi marcado por homenagens aos servidores de todas as categorias e por histórias de salvamento de vidas.

O presidente da FMS, Charles Silveira, destacou a importância do serviço realizado pelos profissionais do SAMU em Teresina. “Sabemos da relevância do trabalho prestado por cada um que integra o SAMU. Em cada ocorrência, buscam salvar vidas. O ato de se dispor a salvar vidas já justifica a nossa existência pessoal e profissional”, ressaltou.

“Quando recebi o convite para fazer essa sessão solene foi uma grande honra e não pensei duas vezes. A sociedade teresinense sabe a importância desse serviço. Homenagem mais do que justa. Parabéns aos que constroem o SAMU. Sem vocês, o SAMU não existiria. São mais de 870 mil atendimentos feitos em Teresina. Acima desses números, está a qualidade do serviço prestado”, destacou o vereador Enzo Samuel.

Presente na solenidade, o paciente Valmir da Silva, que levou doze tiros em órgãos importantes e foi socorrido por ambulância de suporte avançado do SAMU, recebeu placa de homenagem. “Sei que muitas pessoas me ajudaram, mas tudo foi iniciado pela ambulância. Agradeço por isso. O SAMU é um trabalho de Deus, é bonito, salva vidas. Se não fosse por causa deles, eu não estaria vivo”, explicou.

O motorista do SAMU, Carlos Vilaça, representou os servidores do SAMU na sessão solene e também fez homenagem aos servidores que já faleceram. “Esse reconhecimento feito hoje eleva a nossa estima para exercer o nosso trabalho. Trabalhar no SAMU é uma vocação, é para quem se identifica e é uma honra atender e ajudar pessoas em situação de urgência e emergência”, disse.

A diretora geral do SAMU, Francina Amorim, relembrou que o SAMU Teresina tem se destacado a nível nacional, tendo sido o primeiro serviço pré-hospitalar do Brasil a implantar núcleo de segurança do paciente para evitar/minimizar falhas durante a assistência.  “Agradecemos a oportunidade em homenagear os servidores que chamamos de anjos azuis. Este é um dos reconhecimentos mais expressivos já acontecido na história do SAMU Teresina”, afirmou.

O SAMU é um programa do Governo Federal, administrado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina e que presta socorro a pacientes em caso de urgência e emergência clínica, obstétrica, traumática e psiquiátrica. Para ter acesso ao serviço, basta ligar para o número 192. O médico regulador então decide se é necessário o envio de ambulâncias, motolâncias ou se faz orientações médicas.

Dê sua opinião:

Tags

Veja também: