Portal O Estado

Bananeiras são plantadas em buracos da PI que liga Picos a Santana

Situação inusitada é um ato de protesto a calamidade da pavimentação asfáltica da PI-375.

A insatisfação popular perante a precariedade da pavimentação asfáltica da PI-375, rodovia que liga Picos a Santana do Piauí, só aumenta. Na manhã desta terça-feira (26) quatro pés de banana foram plantados dentro de buracos que se formam na estrada.

A ação inusitada é um sinal de protesto em meio ao estado da PI que está com o tráfego de veículos prejudicados em vários pontos da estrada devido a presença das “crateras/buracos”.  O fato chamou a atenção dos condutores que passavam pelo local e aproveitavam para fazer registros fotográficos da cena.

Os quatro pés de banana foram plantados próximos ao portal da PI que já possui uma faixa cobrando ao governador Wellington Dias (PT) os recursos destinados para a recuperação asfáltica da PI-375, ainda em abril de 2017.

A obra paralisada

A obra de recuperação da pavimentação asfáltica da PI-375 foi autorizada em abril de 2017 e iniciada ainda no referido mês pela Múltipla Engenharia. No entanto, poucos meses depois, foi paralisada pela falta de regularização nos transmites burocráticos.

Em 2018, a PI-375 ainda foi recuperada paliativamente por meio de “tapa-buracos” autorizada pelo DER-PI. No entanto, com o aparecimento das chuvas o problema novamente reaparece.

Diante da calamidade, a prefeita de Santana do Piauí, Maria José de Sousa Moura, vem reivindicando a recuperação da estrada, conseguindo em anos anteriores a execução da operação tapa-buracos.

Na condição atual, sem atendimento, por iniciativa própria, gestores de Santana e de Picos realizam ações emergenciais em alguns trechos da PI.

Dê sua opinião:

Tags

Veja também: