JUNTA - Festival Internacional de Dança abre convocatória para selecionar obras de dança contemporânea

O prazo para inscrições teve início na terça-feira (9), e encerra no dia 21 de julho; saiba como fazer

O JUNTA - Festival Internacional de Dança está com convocatória aberta para a seleção de obras de dança contemporânea que irão compor a programação da sua 5ª edição, que acontece entre os dias 14 e 17 de novembro, em Teresina (PI).

Poderão se inscrever trabalhos nos formatos de espetáculo, instalação, performance, intervenção urbana, residência e propostas livres. O prazo para inscrições teve início na terça-feira (9), e encerra no dia 21 de julho.

Para participar da seleção, basta enviar um e-mail para [email protected], com o assunto CONVOCATÓRIA, e as seguintes informações:

1 - Nome do grupo/companhia/artista, nome do responsável pelo grupo, telefone (fixo e celular), e-mail, nome do trabalho e local de origem;
2 - Release do espetáculo;
3 - Ficha técnica completa;
4 - Link com vídeo online do trabalho completo.

Somente serão aceitas inscrições via e-mail e que tenham sido enviadas até o dia 21 de julho de 2019.

Idealizado por Janaína Lobo, Jacob Alves e Datan Izaká, o JUNTA é um conjunto de ações artísticas e formativas, tendo a dança contemporânea como objeto e ponto de reflexão sobre a arte e o mundo. O festival é contemplado pelo Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (SIEC) da Secretaria de Estado da Cultura do Piauí, e  busca a experiência estética, o encontro, a formação artística e de público, fomentando a dança e arte locais, a criação e manutenção de redes de conexão e a ressignificação de espaços públicos.

Em sua mais recente edição, realizada em 2018, o Festival aconteceu em dois estados brasileiros, Piauí e Rio de Janeiro, através de uma parceria com o Festival Panorama, um dos mais longevos festivais de arte do Brasil e uma das maiores vitrines nacionais para as artes cênicas do país.

Na ocasião, o JUNTA assinou a curadoria nacional do Festival Panorama, resultando na presença de três espetáculos piauienses (TrETA, E|N|T|R|E e Trindade) na programação do Panorama 2018. A edição rendeu ao Panorama a menção de “Melhores Espetáculos do Ano” no Rio de Janeiro pelo Jornal O Globo.

O JUNTA já contou com a participação de artistas das mais diversas cidades brasileiras e de vários pedaços do mundo como Portugal, Chile, França, Espanha, Argentina, Suécia e Moçambique, tendo sido convidado a participar, em fevereiro deste ano, do festival de dança Swiss Dance Days, realizado na Suíça.  

“Seja na idealização do Festival, nas suas articulações, reflexões ou possibilidades, nós resistimos e existimos como cultura e como movimento. No ano passado, em Teresina, o JUNTA recebeu artistas da dança e o público com ocupação de ideias e espaços, compartilhando experiências e questionamentos. Um trabalho que pensa também a própria cidade e a maneira como a gente se relaciona com ela”, comenta Janaína Lobo, uma das diretoras do Festival.  

As apresentações ocuparam espaços da cidade como o CAMPO Arte Contemporânea, Escola Estadual de Dança Lenir Argento, Galeria Nonato Oliveira e Biblioteca Cromwell de Carvalho, locais escolhidos por fazerem parte do contexto de atuação de vários artistas da cidade e que contribuem com a produção cultural do Piauí.

Dê sua opinião:

Tags

Veja também: