Portal O Estado

Saiba o que River e Altos precisam fazer para avançarem de fase na Série D

A situação entre River e Altos é um pouco diferente, mas ambas podem ter final feliz ou triste após a rodada decisiva da Série D

Os times piauienses presentes na Série D do Campeonato Brasileiro chegam à última rodada com chances de classificação para a segunda fase da competição. A situação entre River e Altos é um pouco diferente, mas ambas podem ter final feliz ou triste. Entenda a matemática da classificação dos times. 

Série D do Campeonato Brasileiro chega a sua rodada decisiva na primeira fase (Foto: Victor Costa / River AC)

Antes de apontar os números e possibilidades, é importantes entender o regulamento da Série D para a classificação da primeira para a segunda fase do torneio. Com 68 participantes, divididos em 17 grupos, a classificação não seria possível para dois times de cada grupo. Por isso, avançam os líderes de cada chave e os 15 melhores segundos colocados, totalizando assim 32 times que avançam de fase.

A situação do River é melhor do que a do Altos. Líder do grupo A4, o time tricolor depende somente de si para conseguir avançar. Enfrentando o Bragantino-PA em Belém, o Galo se classifica com vitória ou até mesmo com um empate. Somente em caso de derrota o River precisará fazer contas. Caso perca, perde a segunda colocação do grupo e torcerá contra o Floresta e ainda contra dois segundos colocados de outros grupos.

River, de Roney, enfrenta o Bragantino-PA, no estádio Mangueirão (Foto: Victor Costa / River AC)

Com a situação mais delicada, o Altos precisará vencer a sua partida - contra o Maranhão, no Lindolfo Monteiro - de qualquer maneira e, se possível, melhorar bastante o seu saldo de gols, que hoje é de -4. Atualmente em terceiro no grupo, o Jacaré torce contra o Central, vice-líder do grupo que enfrenta o Atlético-CE em casa, e contra dois segundos colocados de outros grupos. 

Altos, com Klenisson, encara o Maranhão, no estádio Lindolfo Monteiro (Foto: Luís Júnior / A.A. Altos)

Situação dos outros grupos

Com a peculiaridade de que apenas 15 dos 17 segundos colocados avançam de fase, a Série D faz com que os times deem uma espiadinha nos outros grupos também. No caso dos times piauienses, a necessidade de torcer contra outros segundos colocados se dá por conta da baixa pontuação obtida até o momento. 

Dos 17 grupos, 10 segundos colocados já tem 9 ou mais pontos. Ou seja, o Altos - em caso de vitória - e o River, se derrotado, ficariam abaixo ou se igualariam em pontos a eles. Os outros sete segundos colocados é que são os principais alvos dos "secadores piauienses". 

Os principais confrontos que podem dar uma mãozinha para os times piauienses estão em quatro grupos: A10, A11, A12 e A17. Confira os jogos e os melhores resultados para River e Altos:

- Palmas-TO x Corumbaense-MS  e Sinop-MT x Iporá-GO (Grupo A10): torcer contra Corumbaense e Sinop - empates ou derrotas
- Anapolina-GO x União-MS e Operário-MS x Patrocinense-MG (Grupo A11): torcer por empates ou vitória do Operário
- Sobradinho-DF x Vitória-ES e Portuguesa-RJ x Caldense-MG (Grupo A12): torcer contra Vitória e Portuguesa
- Avenida-RS x Maringá-PR (Grupo A17): torcer por empate

Além dos jogos acima, outros confrontos podem ajudar os times piauienses, mas com uma combinação de resultados mais complicada do que os confrontos descritos. Todos os jogos que valem classificação na última rodada da Série D acontecem no domingo (09/06), às 18h. Até lá, calculadoras e secadores em mãos!

Dê sua opinião:

Tags

Veja também: