Portal O Estado

Moisés Ribeiro é flagrado em exame antidoping por uso de corticoide

Volante da Chape testou positivo em partida válida pela segunda fase da Libertadores e aguarda análise da contraprova

 O volante Moisés Ribeiro foi flagrado em um exame antidoping durante a participação da Chapecoense na Libertadores da América, no início de fevereiro. A substância identificada é o corticoide, proibida pela Agência Mundial Antidopagem, a WADA. A coleta de urina foi realizada após o jogo de volta contra o Nacional, no Parque Central, no Uruguai, pela segunda fase da competição.

Ainda é necessário aguardar a análise da contraprova, que é uma amostra B coletada no mesmo teste e serve para verificar se a amostra A estava correta. Caso a substância seja encontrada novamente, o atleta será julgado pela Conmebol e pode pegar pena de dois anos.

No jogo de ida da Libertadores, Moisés Ribeiro foi desfalque do Verdão por conta de uma lesão grau um no músculo adutor da coxa esquerda, sofrida dois dias antes da partida. Para a partida de volta, o atletaacelerou o processo de recuperação para poder ser escalado por Gilson Kleina.

O corticoide é um hormônio esteróide que possui ação anti-inflamatória e é considerado doping por gerar aumento de desempenho nos atletas. Na Lista de Substâncias e Métodos Proibidos da WADA, os glicocorticóides aparecem com classificação S9. Para efeito de comparação, os anabolizantes são classificados como S1


Está substância é considerada especificada, de menor gravidade, enquanto anabolizantes são chamados de não especificadas e classificados como de maior gravidade.



A coleta de urina de Moisés Ribeiro foi analisada em um laboratório credenciado, na Alemanha. A FIFA, a Conmebol e a ABCD (Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem) já foram notificados sobre a possível violação das normas antidoping.



Procurada, a Chapecoense disse que em breve irá se posicionar atavés de seu departamento jurídico. O clube foi eliminado da Libertadores após duas derrotas para o Nacional-URU, na fase pré-grupos do torneio.

Fonte:Globo esporte 

Dê sua opinião:

Tags

Veja também: