Portal O Estado

Crossfit Kids: conheça os benefícios da atividade para crianças e adolescentes

As aulas são indicadas para as crianças com idade a partir de 03 anos. A cada fase, o aluno é submetido a novos conceitos.

Existe idade ideal para inserir atividade física na rotina das crianças? Essa dúvida é tão frequente, que acompanha quase todos pais e mães logo a partir dos primeiros passos do bebê. A exemplo de atividades físicas, o Crossfit Kids é a grande sensação do momento, tanto para os pais que se preocupam com o sedentarismo das crianças e suas consequências, quanto para as crianças que agora podem exercitar-se de maneira supervisionada e divertida.

Primeiro é preciso saber que o Crossfit é um grande aliado no desenvolvimento físico e também mental da criança. A prática de atividades, a partir da infância, tem reflexos positivos durante toda a vida. “Através de jogos e brincadeiras que focam no controle corporal, realizando movimentos bem simples, como empurrar, puxar, correr, jogar, subir e pular, a criança desenvolve seus sistemas neurológico, cognitivo e motor”, afirma o Head Coach Gilson Diniz, que acompanha crianças em box de crossfit, em Teresina.

Em um ambiente alegre e lúdico, durante uma aula de Crossfit Kids, acontece um programa inovador e cuidadosamente estruturado, permitindo às crianças descobrirem seu potencial e usufruírem de todos os benefícios, físicos e emocionais, que as atividades que trabalham o corpo promovem. Nas aulas, os professores podem explorar: força, equilíbrio, coordenação, agilidade, velocidade, flexibilidade, proficiência motora grossa e fina, habilidades sociais, sociabilidade e autoestima, enquanto as crianças correm, pulam fazem acrobacias, dançam e se divertem, resgatando também as brincadeiras do passado, que nos dias atuais perderam espaço em virtude da tecnologia tão presente no dia a dia.

Sobre as finalidades do Crossfit Kids, Gilson Diniz frisa a importância dos pequenos crescerem sabendo utilizar seu próprio corpo. “Nosso corpo funciona muito melhor quando utilizamos as suas alavancas naturais e os movimentos multiarticulares da forma mais eficiente possível”, comenta.

As aulas são indicadas para as crianças com idade a partir de 03 anos. A cada fase, o aluno é submetido a novos conceitos. O que prevalece, em todas elas, é o ensinamento de que no CrossFit o que importa é superar-se e não vencer os outros. “Tudo pode ser adaptado em caso de aula em conjunto, porém, se há alguma necessidade especial para uma criança, o correto é trabalhar de forma personalizada com ela”, conclui Gilson Diniz.

Dê sua opinião:

Tags

Veja também: