Portal O Estado

Com quatro classificados nas quartas, Libertadores terá time brasileiro na final

Grêmio enfrentará o Palmeiras, e quem passar pega o vencedor de Internacional ou Flamengo na semifinal. Daí sairá uma das equipes que estará em Santiago, no dia 23 de novembro

A Libertadores voltará a ter um representante brasileiro em sua final. Após a ausência em 2018, quando Boca Juniors e River Plate decidiram, o Brasil tem uma equipe garantida na decisão de 2019 com a confirmação do Grêmio nas quartas de final. O Tricolor gaúcho enfrentará o Palmeiras, e quem passar pega Internacional ou Flamengo na semifinal. Daí sairá uma das equipes que estará em Santiago, no dia 23 de novembro.

Por outro lado, com as quedas de Athletico-PR e Cruzeiro, não há mais chances de uma final brasileira. A outra chave das quartas de final da Libertadores tem River Plate x Cerro Porteño e LDU x Boca Juniors. Dos oito classificados, apenas a equipe paraguaia nunca conquistou o torneio – sequer chegou à decisão.

Desde 1989, quando a Libertadores adotou o sistema de mata-mata das oitavas de final à decisão, é a quarta vez que quatro brasileiros chegam entre os oito melhores do torneio. Em duas das três ocasiões anteriores um deles foi campeão: em 2010, com o Internacional, e em 2012, com o Corinthians. No entanto, é a primeira vez que todos estão do mesmo lado da chave.

  • 2009: Grêmio, São Paulo, Cruzeiro e Palmeiras (Estudiantes campeão)
  • 2010: Flamengo, São Paulo, Cruzeiro, Internacional (Inter campeão)
  • 2012: Fluminense, Corinthians, Vasco e Santos (Corinthians campeão)

Será a 21ª vez que o Brasil terá um finalista desde 1992. No intervalo, o país conquistou 13 de seus 18 títulos. Os argentinos são os maiores vencedores do torneio, com 25 taças.

Dê sua opinião:

Tags

Veja também: