Portal O Estado

Com oito clubes, Campeonato Piauiense 2020 começa no dia 19 de janeiro

Arbitral que definiu o cronograma e os detalhes da competição foi realizado na tarde desta terça-feira (29), na FFP.

A Federação de Futebol do Piauí realizou nesta terça-feira (29) o arbitral do Campeonato Piauiense de Futebol 2020. A edição contará com a participação de oito clubes, dois a mais em relação ao estadual desse ano. Picos e Timon, equipes que conquistaram o acesso em 2019, vão se juntar a 4 de Julho, Altos, Flamengo, Parnahyba, Piauí e River. Apenas o representante do Tubarão não esteve presente no encontro.

Dirigentes do times piauienses estiveram reunidos na sede da FFP (Foto: Stephanie Pacheco/GloboEsporte.com)

Durante o arbitral foram discutidos o regulamento e a forma de disputa da competição. A Série A do Piauiense 2020 será disputada em três etapas. A fase classificatória terá dois turnos em sistema de pontos corridos. Ao final de 14 rodadas, as quatro equipes com melhor índice técnico avançam para a fase seguinte da competição. As semifinais serão disputadas em jogos de ida e de volta. O campeão do estadual também será conhecido em duas partidas.

No arbitral também ficou definido que os clubes têm até o dia 29 de novembro para apresentar os laudos regularizados dos estádios onde mandarão as suas partidas. Também foi acertado que cada clube poderá inscrever até 40 atletas no BID e não serão zerados os cartões amarelos em nenhuma das fases. A competição também terá zona de rebaixamento, com dois clubes caindo para a Série B em 2021.

De acordo com o cronograma apresentado pela entidade, o lançamento oficial do Piauiense 2020 será realizado no dia 13 de janeiro. A abertura está marcada para o dia 19 de janeiro. A previsão é de que o campeão seja conhecido no dia 21 de abril, com a festa de premiação sendo realizada no dia seguinte.

A Série A do estadual dará ao campeão uma vaga na Copa do Brasil de 2021, na Copa do Nordeste 2021 e na Série D do Campeonato Brasileiro de 2021. Já o vice-campeão ficará com a segunda vaga na Copa do Brasil de 2021 e na Série D de 2021 do Brasileirão.

O regulamento específico da competição, bem como a tabela detalhada serão divulgados até a quarta-feira (6) da próxima semana.

Dê sua opinião:

Tags

Veja também: