Portal O Estado

Com 12 clubes, Campeonato Piauiense Sub-19 começa no dia 6 de abril

Altos e Cori-Sabbá participaram do primeiro arbitral do Sub-19, porém optaram por não disputar a competição

A Federação de Futebol do Piauí realizou neta sexta-feira (22/03) uma reunião extraordinária com os clubes que irão participar do Campeonato Piauiense Sub-19. A competição está prevista para começar no próximo dia 6 de abril e contará com a participação de 12 equipes: 4 de Julho, Comercial, Ferroviário, Flamengo, Fluminense, Oeirense, Parnahyba, Piauí, River, Timon, Tiradentes e Krac – que havia desistido do torneio, mas voltou atrás e teve o nome confirmado no encontro de hoje. Altos e Cori-Sabbá participaram do primeiro arbitral do Sub-19, porém optaram por não disputar a competição.

No encontro de hoje, os representantes das equipes confirmadas no torneio passaram a limpo o regulamento e o modo de disputa da competição. Os times permaneceram divididos em três chaves: Grupo A, Grupo B e Grupo Norte (veja os grupos abaixo).

Na primeira fase, os clubes se enfrentam entre si dentro de cada grupo, em jogos únicos. Classificam-se para a fase seguinte os dois primeiros colocados de cada grupo, além dos dois melhores terceiros colocados dentre os três grupos. A segunda fase será realizada com oito clubes, também em jogo único, tendo o chaveamento feito de acordo com a classificação geral das equipes. Semifinais e final também serão realizadas em jogos únicos. Em todos os jogos do mata-mata, caso haja empate, a decisão será em cobrança de penalidades.

Os clubes poderão inscrever o total de 40 atletas, desde que estes sejam nascidos nos anos de 2000, 2001, 2002, 2003 e 2004. Serão permitidas apenas quatro transferências interestaduais. Os custos com a arbitragem serão bancados pela FFP, enquanto que as demais despesas ficarão a cargo dos clubes.

Campeão e vice do Piauiense Sub-19 serão os representantes legais do estado na Copa São Paulo de Futebol Júnior 2020, desde que haja o convite da Federação Paulista. O campeão do também garante vaga na Copa do Nordeste Sub-20  e na Copa do Brasil Sub-20 do ano que vem.

Veja como ficaram os grupos do Campeonato Piauiense Sub-19:

GRUPO A

Flamengo
Piauí
River
Oeirense

GRUPO B

Fluminense
Timon
Tiradentes
Krac

GRUPO NORTE

Comercial
Parnahyba
4 de Julho
Ferroviário

Dê sua opinião:

Tags

Veja também: